terça-feira, 3 de abril de 2012

Afoxé Oxum Pandá: Um patrimônio material e imaterial da comunidade do Barro.


O AFOXÉ OXUM PANDÁ
Surgido em janeiro de 1995, o Afoxé Oxum Pandá tem como objetivo o da divulgação da cultura étnico racial dos diversos grupos oriundos do continente africano aqui no Brasil, buscando romper as barreiras do preconceito e racismo, através do canto e dança tradicionais de nossa cultura negra. Mostrando ao público e população pernambucana e brasileira um pouco da nossa história que não é contada nos livros nem dentro de nossas salas de aula.
São dezessete anos de história onde o Afoxé Oxum Pandá construiu trabalhos em parceria nos estados de Pernambuco (Recife, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Gravatá, Garanhuns), Bahia, Rio de Janeiro, e São Paulo (Sendo este, um dos mais significativos, além de Pernambuco, por trabalhar diretamente com crianças, adolescentes e jovens carentes em situação de risco).
O Afoxé Oxum Pandá trabalha com a tradição étnico cultural de nossas comunidades negras: a ORALIDADE. Assim como fazem os Griots, que através do canto e gestual ensinam a seu povo os feitos históricos, batalhas, vitórias, derrotas e heróis, bem como seus costumes, hábitos, fundamentos e tradições, o Oxum Pandá ensina ao nosso povo (digo com isto o povo brasileiro), quem somos e de onde nós viemos. Quem foram nossos grandes Reis, Sacerdotes, e Guerreiros. Contribuindo desta maneira, com a construção a auto-estima do povo negro pernambucano, e brasileiro.
Desta maneira, o Afoxé Oxum Pandá vem construindo sua história, através dos tempos, buscando assim construir uma sociedade melhor, livre de preconceito e racismo.

"Sou água de cachoeira
ninguém pode me amarrar,
piso firme na corrente
que caminha para o mar
em água de se perder
eu não me deixo levar..."



Texto:  Gabi Apolonio  81 85446374 / 81 94632005

Nenhum comentário:

Postar um comentário