sábado, 5 de novembro de 2011

Berro do Barro: Olhar o passado para seguir adiante.


Festival Berro do Barro

O Berro do Barro é um projeto que tem por objetivo garantir para toda a comunidade do Barro, zona sudoeste do Recife-PE, acesso gratuito ao lazer através da música, da poesia, do teatro, do circo, das artes visuais e de todas as formas de expressões artísticas que queiram se integrar ao projeto. O nome do evento foi motivado pela necessidade do bairro ter acesso a formas alternativas de lazer e cultura, demonstrando através do "berro", essa carência e vontade de fazer acontecer essas expressões artísticas. O "berro" também seria o chamamento à comunidade para participar ativamente das ações culturais dentro do bairro, denunciando a fome dos barrenses por acesso gratuito a cultura e apelando, gritando para as autoridades que nem só de Carnaval e São João vive o homem.
Sua primeira edição foi realizada em 28 de novembro de 2009 e contou com a participação de poetas e quatro bandas (A Canção da Rosa Atômica, Moribundos, Red Moskito e Alzheimer Guaru) oriundas da comunidade e adjacências, além de contar com amigos, poetas e músicos de Casa Amarela.
Já em sua segunda edição o Berro do Barro trouxe para o público mais espaço em sua programação para a poesia, que ganhou um dia totalmente dedicado aos amantes desta linguagem, o sábado 28/11/2010. Um recital poético para todos os poetas periféricos mostrarem seus talentos e para todos os amantes da poesia se deleitarem num espaço amistoso e cercado de magia que é o Solguian Ateliê de Artes, local onde foi realizado o recital.

E para o dia 05/12/2010, as novidades foram : Um cortejo poético pelas ruas da comunidade fazendo o chamamento ao público, participação dos alunos da Escola Pernambucana de Circo, Companhia de Teatro Zé do Pinho, os poetas Jetro Rocha, Amom Assim e seus convidados, e ainda cinco bandas trazendo muito som e muita animação. As atrações musicais desse ano foram: Acênico (Casa Amarela); Íbridah (Casa Amarela); A Canção da Rosa Atômica (Barro); Tampax (Barro) e Alzheimer Guaru (Areias).


Texto: Anderson Moura e Carol Canela.
Adaptações: Elizeu Espíndola


Nenhum comentário:

Postar um comentário